Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estratégia para atrair clientes com as ofertas de frutas e verduras

Fazer promoções de frutas e verduras, atrair clientes e alavancar a venda da loja está cada vez mais difícil nos dias atuais. Em qualquer cidade, por menor que seja, o volume de ofertas de frutas e verduras é muito grande e todos os supermercados têm seus dias de promoções. São vários os nomes das ofertas e em praticamente todos os dias da semana. Atendem pelo nome por exemplo de segunda é feira, terça verde, quarta da feirinha, quinta da feirona, sexta é dia de frutas e verduras e assim por diante. Algumas lojas optaram por fazer promoções em um só dia da semana, porém é comum encontrar empresas que fazem em dois dias da semana, geralmente seguidos. Porém, vez ou outra as lojas optam para fazer as ofertas em dois dias da semana não seguidos. São tantas ofertas anunciadas em rádio, tv e carro de som que o consumidor fica confuso em relação aos preços e o local de compra mais adequado. O resultado de tantas ofertas ao mesmo tempo, com produtos e preços praticamente iguais é o baixo desempenho de vendas do setor nas lojas nos dias das promoções, quando comparado com alguns anos atrás. Não acontece mais como a cinco, dez anos atrás que no dia das ofertas de frutas e verduras as lojas lotavam. Em muitas empresas o dia da oferta de frutas e verduras já representou o melhor dia de vendas da semana. Era comum determinadas lojas até pequenas, venderem caminhões de produtos nos dias das ofertas.
Na prática, o que está ocorrendo é que o consumidor já não acredita mais que os produtos ofertados realmente são mesmo "ofertas". Outra questão é que como as lojas têm um cuidado grande em evitar fazer as promoções no mesmo dia da semana que seus concorrentes, os clientes acabam tendo a opção de compra desses produtos em todos os dias da semana, favorecendo a pulverização ainda maior das compras desses itens entre as lojas. É comum os clientes ficarem flutuando entre diversas lojas e aproveitarem as ofertas de todas elas, já que ocorrem em dias diferentes.
Mas afinal, o que fazer para mudar esse quadro e voltar a fazer do dia das ofertas de frutas e verduras o melhor dia de vendas da loja? Algumas empresas já descobriram o pulo do gato, a maioria porém continua creditando o baixo desempenho das vendas nesse dia, ao mercado ou em alguma outra coisa que o valha.
As experiências de algumas lojas porém, mostram que o caminho é outro. O varejista precisa urgentemente repensar as estratégias utilizadas para aumentar as vendas de frutas e verduras da loja. Precisa redefinir as ações utilizadas e que já não dão mais resultados.
Umas das estratégias que vem sendo utilizadas por quem já concluiu que alguma coisa estava errada com as ofertas de frutas e verduras, e cujos os resultados mostram o acerto das empresas é o que podemos chamar de "estratégia da gangorra". Na prática para que os clientes percebam que os preços ofertados são realmente boas ofertas, as empresas trabalham com os preços extremamente elevados nos dias em que os produtos não estão em oferta e extremamente baixo nos dias em que estão. Essa ação tem grande efeito na percepção do consumidor, pois demonstra de forma inequívoca que realmente os produtos estão em oferta, aumentando sobremaneira seu interesse nos dias das ofertas. Essa estratégia funciona, porque na sua grande maioria, as lojas praticam preços com diferenças muito pequenas entre os dias em que os produtos estão em ofertas e aqueles em que não estão e o consumidor acaba não percebendo mais as promoções ou pelo menos não se interessando muito por elas. Algumas lojas adotam preços com diferenças de R$ 0,10 em relação aos dias em que os produtos estão em ofertas e aqueles onde não estão.Esse fato vem contribuindo com a falta de interesse dos clientes nas ofertas de frutas e verduras e o baixo desempenho de vendas das promoções. A mudança de estratégia é um dos caminhos seguros para dar um novo ânimo nas ações promocionais desse setor.
Sebastião B. Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário