Muitos pequenos supermercados ainda não vendem peixe. Outra boa parte disponibiliza o produto congelado, porém as vendas ainda são pouco representativas. O que não significa que a venda de peixe não seja interessante para a loja ou que o produto não tenha mercado.
Dados do Ministério da Pesca e Aqüicultura, indicam que o consumo de peixes no Brasil cresceu 40% nos últimos sete anos. Todavia o consumo de 9kg per capita ano do brasileiro, ainda é pequeno, equivalente aos países nórdicos como Finlândia, Suíça e Suécia e muito abaixo de outros países Europeus e da média mundial que é de 16 quilos por habitante/ano. Porém o maior consumidor de peixes do mundo é o Japão onde o consumo per capita anual é de 60 quilos.
O consumo de pescados no Brasil está abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consumo anual por habitante no Brasil aumentou de 6,46 quilos em 2003 para 9,03 quilos no ano passado.
A recomendação da OMS é o consumo de 12 quilos por habitante/ano. Pelo desempenho dos últimos anos é possível em cinco anos chegarmos a essa meta. A produção brasileira de pescado vem aumentando e passou de uma média de 990 mil toneladas em 2003 para 1,2 milhão de toneladas no ano passado. O volume, porém, ainda é bem inferior ao potencial estimado pelo governo para ser alcançado no longo prazo, que é de 20 milhões de toneladas.
No ano passado, o consumo total de pescados no Brasil foi de 1,7 milhão de toneladas, que inclui também a importação de pescados, vindo principalmente do Chile, Argentina e Noruega. O aumento do consumo interno vem sendo estimulado pelo crescimento do emprego e da renda e por políticas de fomento como o estímulo à inclusão do pescado na alimentação escolar. Do total de peixes consumidos no Brasil, 30% são produzidos em água doce e o restante no mar.
Algumas dicas simples podem ajudar o supermercadista aproveitar esse crescimento e melhorar o resultado da loja:
• pesquisar os produtos que têm uma melhor aceitação na região;
• prospectar alguns fornecedores desses produtos, que tenham continuidade, entregas semanais e boa qualidade;
• reservar um espaço específico na área de congelados para expor os produtos;
• vender os produtos desviscerados, embalados, pesados e precificados;
• separa um pequeno espaço do balcão de carnes e disponibilizar para venda produtos em cortes e temperados descongelados;
• afixar cartazes de preços atrativos tanto na ilha como no balcão;
• orientar ao atendente de balcão para oferecer os produtos para todos os clientes que atenderem.
Seguindo esses passos é impossível não aumentar significativamente a venda de peixes na loja. Quem sabe até ser referência na sua área de influência ou região na venda de pescados. É fazer para ver.
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Sebastião B. Felix |
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Dicas para aumentar ou iniciar a venda do peixe
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