
Em minhas andanças pelo Brasil, vez ou outra, ouço de algum “infeliz” supermercadista que determinado fornecedor vai lhe fazer algo de graça. Nessas oportunidades me pergunto como pessoas aparentemente inteligentes e de sucesso comprovado, podem acreditar em coisas desse tipo.Mais, gostaria de aproveitar o momento e perguntar aos senhores supermercadistas leitores se por acaso, alguns de vocês dão alguma coisa de graça para seus clientes? Acredito que nenhum lojista, seja lá de onde for, dê alguma coisa de graça para alguém ou que faça isso sem uma segunda intenção. Parece absurdo mais tem muito varejista por ai acreditando piamente que esteja recebendo alguma coisa de graça de algum fornecedor. Pior, acham que isso acontece sem segunda intenção. São muitas as coisas que alguns varejistas acreditam que estejam recebendo de graça, vejamos:Organização da área de perfumariaGeralmente esse serviço é oferecido por empresas que comercializam cosméticos. Sob os mais variados argumentos muitos varejistas entregam esse espaço de área de vendas da loja para ser “organizado” por algum fornecedor. Poderia elencar mais de dez motivos para os varejistas não fazerem esse tipo de coisa, porém os argumentos que me levam a crer que dificilmente o fornecedor irá fazer algo de graça ou sem segundas intenções podem ser traduzidos como uma simples pergunta: quem foram os maiores beneficiados com as mudanças ou com a organização da exposição desses produtos, os consumidores, os varejistas ou os fornecedores de modo geral e em especial o bom samaritano que prestou o serviço de “graça”?Não sejamos tolos de achar, que um fornecedor vai colocar a disposição do varejista dois ou três funcionários para trabalhar durante dois ou três dias sem nenhum outro objetivo, exceto “ajudar”, afinal de contas esse fornecedor montou uma empresa benemérita somente para ajudar supermercadista. Serviços de montagem de loja ou reestruturação de layoutO caso mais emblemático desse tipo de serviço é o oferecido por alguns atacadistas. Muitos dos quais desprovidos de profissionais qualificados ou preparados para realizar esse tipo de serviço e que acabam fazendo da loja do cliente uma verdadeira cobaia das suas experiências mirabolantes, muitas delas sem o mínimo de fundamento. Alguns varejistas na ânsia de economizar alguns trocados e de certa forma vítima da sua boa intenção deixam muitas vezes de contratar profissionais experientes, e capacitados e simplesmente entregam suas lojas nas mãos de verdadeiros “picaretas”, “malfeitores” e por que não dizer desonestos e aproveitadores da boa fé alheia.Não compreendo porque determinados varejistas experientes calejados de apanhar da vida ainda persistem em querer levar vantagem em tudo que vão fazer. Estão sempre buscando uma forma ou jeitinho de fazer as coisas de forma que saiam no “lucro”. Até quando esses varejistas vão continuar agindo assim? Será que a vida não vai conseguir lhes ensinar que nela tudo tem um preço. Que da mesma forma que uma loja bem estruturada, climatizada, com equipamentos de primeira linha e uma boa prestação de serviços não consegue vender mais barato que o seu vizinho de esquina que não tem a mesma estrutura, um bom profissional também não vai custar igual um profissional “meia boca” e muito menos quem vai lhe prestar um serviço de graça.Projeto de layout de lojaAlgumas empresas têm oferecido a determinados clientes projetos de layout de loja, principalmente relacionados à construção de nova loja ou ampliação da loja atual. Nada contra esse tipo de serviço oferecido, pelo contrário temos que parabenizar às empresas com tal iniciativa. O problema, porém é quando a equipe de vendas dessas empresas coloca para o lojista que esse tipo de trabalho vai ser de “graça”, que ele não precisa se preocupar que tudo vai ser feito a contento e ele não terá que pagar nada. Nesse caso duas coisas podem acontecer concomitantemente, ou seja, o serviço oferecido pode não ser lá essas coisas assim mesmo isso vai custar alguma coisa para o varejista.Nessa situação pergunto aos senhores, não seria mais honesto e profissional por parte dos fornecedores deixarem clara a contrapartida a ser exigida do varejista para tal prestação de serviço? Será que vale a pena a equipe de vendas dos fornecedores que prestam esse tipo de serviço ser desonesta e mal intencionada com o cliente e com isso correrem o risco de mais à frente perdê-lo?Fica nosso ponto de vista aqui registrado para varejistas e fornecedores e também nosso apelo para que mudem. Mudem para melhor.
Sebastião B. Felix
Concordo plenamente Sebastião! Como dizia Milton Friedman, "Não existe almoço grátis".
ResponderExcluir