
Você compraria produtos para revender na loja sem se preocupar com os seus preços? Acreditaria que estaria fazendo a melhor aquisição de produtos simplesmente porque o vendedor lhe dissesse que estava dando o maior desconto entre todos os seus concorrentes? Mais, você compararia produtos para revender do primeiro vendedor que aparecesse, só porque ele é bom de lábia e lhe dissesse que os seus produtos eram os melhores? As respostas para todas essas perguntas, com certeza é NÃO.Porque será então que uma atitude irracional ou talvez desesperada esteja começando a virar moda entre os supermercadistas, que é comprar equipamentos que custam verdadeiras fortunas do primeiro vendedor que aparece na loja. Sem fazer nenhum orçamento, sem ao menos consultar outros concorrentes para verificar se está pagando um valor justo ou até mesmo poder comparar a qualidade, a assistência técnica, o prazo de entrega e outras informações importantes. Mais, sem ao menos checar as credenciais desses vendedores cheios de lábia.Afinal, como podemos considerar isso: um ato impensado e impulsivo dos empresários? Ignorância de achar que tendo dinheiro não precisa esperar os fornecedores fazerem os orçamentos? Soberba de querer comprar o equipamento mais caro do mercado, quando na prática isso, não vai fazer nenhuma diferença para os clientes e nem garante, que “o mais caro e melhor”, de acordo com esses vendedores, sera realmente melhor? Estou em busca das respostas.Até que cheguemos às conclusões do por que de tudo isso, algumas hipóteses podem ser consideradas: muitos fornecedores de equipamentos são incompetentes, pois não conseguem nem fazer os orçamentos para os clientes que precisam comprá-los; o vendedor é muito malandro e bom de conversa, consegue convencer o empresário a investir algumas centenas de milhares de reais comprando seus equipamentos sem procurar por alternativas. O supermercadista perdeu a noção do valor do dinheiro e o poder de barganha que ele proporciona a qualquer comprador, mesmo aos mais incompetentes. Nos últimos anos, acompanhamos de longe pelo menos dez casos de supermercadistas que agiram exatamente assim. Parecia pessoas bobas, que estavam anestesiadas ou sob o poder de alguma espécie de hipnose. A situação é preocupante e nos parece fora de propósito que empresários sabidamente bons negociadores e conhecedores do valor do dinheiro ajam se comportam dessa maneira.Também é sabido, que muitos vendedores bom de lábia não só usam o poder de persuasão a seu favor e vendem produtos que na prática não são melhores como também cobram mais caro por esses produtos. Existe uma prática no mercado utilizada por muitos vendedores bons de lábia com a anuência de alguns fabricantes de equipamentos desonestos que é a chamada “revenda branca” do produto, que consiste em o vendedor negociar o produto pelo preço mais conveniente e interessante do seu ponto de vista, dividir o valor em algumas parcelas e depois fazer o faturamento para o cliente, que pode ser faturar o produto direto do fabricante para o cliente e este embolsar a diferença entre o preço real e aquele efetivamente pago ao fabricante, ou simplesmente fazer a revenda do produto para o cliente através de outra empresa (que pode ser do próprio vendedor ou não) embutindo a sua margem.Tem vendedor no mercado ficando rico com operações dessa natureza. Não que sejamos contra qualquer trabalhador ascender na vida. O fator, porém é que nesses casos estão usando a boa-fé alheia para tirar proveito próprio. Mais, que muitos desses varejistas enganados podem no futuro até inviabilizarem o seu negócio por conta dessas decisões mal tomadas.Contratar um profissional para prestar assessoria ao varejista na compra dos equipamentos pode ser uma boa opção para evitar esse tipo de transtorno. Outra opção passa pela necessidade do varejista fazer pelo menos três orçamentos para compará-los, claro depois de definir um bom layout para tal fim. E finalmente, outra opção não menos importante é visitar lojas recém inauguradas, em regiões distintas daquelas onde fica a sua loja, conversar com os proprietários e perguntá-los sobre os preços dos equipamentos adquiridos e comparar com os preços dos equipamentos que está ou quer adquirir.
Sebastião B. Felix
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